Uma descoberta gen�tica pode ajudar a explicar porque algumas pessoas que bebem demais desenvolvem determinados tipos de c�ncer enquanto outras n�o. Um estudo conduzido na Fran�a e publicado na revista cient�fica Nature Genetics detectou duas vari�veis de genes que oferecem prote��o "significativa" contra c�ncer na boca e na garganta.

O estudo sugere que pessoas que t�m as vari�veis dos genes conseguem transformar o �lcool em agentes qu�micos menos nocivos, com uma efici�ncia 100 vezes maior do que as pessoas que n�o as t�m.

Riscos do �lcool
Sete em cada dez pessoas diagnosticadas com c�ncer de boca bebem acima do limite de �lcool recomendado.

O estudo, realizado pela Ag�ncia Internacional de Pesquisa em C�ncer, na cidade francesa de Lyon, analisou 9 mil pessoas de idades e estilos de vida semelhantes. Algumas delas tinham desenvolvido c�ncer de boca ou de garganta. Em tese, quanto mais eficientes s�o esses genes, menores s�o as chances de o �lcool atingir c�lulas da boca e da garganta.

Pesquisas anteriores j� haviam identificado os genes ADH como fatores que influenciam no desenvolvimento de c�ncer. A nova pesquisa mostra que duas vari�veis do ADH reduzem as chances de se desenvolver c�ncer. O estudo mostrou que h� menos incid�ncia de c�ncer em pessoas com uma das vari�veis do gene, mesmo entre aqueles que disseram consumir altas quantidades de �lcool.

No entanto, especialistas sugerem que as pessoas que t�m alguma das duas vari�veis do gene n�o devem exagerar na bebida alco�lica.

"� uma pesquisa cient�fica interessante, mas as pessoas com essas vari�veis gen�ticas que bebem �lcool demais ainda t�m risco maior do que as pessoas que n�o bebem", afirma Hazel Nunn, da entidade brit�nica C�ncer Research UK.

"Mais pesquisa � necess�ria para examinar o papel preciso destas varia��es gen�ticas no desenvolvimento do c�ncer. A melhor recomenda��o pr�tica para reduzir o risco de c�ncer da boca, faringe, laringe e es�fago continua sendo parar de fumar e beber menos �lcool", diz ela.

"�lcool tamb�m est� ligado a c�ncer de mama, intestino e f�gado. Quanto mais voc� corta o �lcool, mais voc� reduz o risco."

0 comentários