Muita gente pensa que para proteger o seu computador, basta colocar um bom anti-v�rus e pronto. Mas saiba que aquele v�rus comum (um termo abrangente para v�rias pragas), que todo mundo conhece, � o menor dos seus problemas. Saiba contra que outros programas maliciosos (tamb�m conhecidos como malwares) voc� deve proteger o seu equipamento:

Cavalo de Tr�ia (Trojan Horse) ? Este programinha safado faz um papel parecido com a lenda da hist�ria antiga. Quando infectado no seu computador, o Trojan abre uma porta para um poss�vel invasor (uma backdoor, como � conhecida). E a� meu amigo, dentro do seu computador, o maluco faz a festa. Bem simples de ser usado, ficou muito popular com o crescimento da internet.

Keylogger - � utilizado para registrar, e enviar ao maldito que est� querendo te sacanear, todas as senhas que s�o digitadas por voc� (do orkut, do Banco, entre outras). Eles podem chegar at� o seu computador atrav�s de um Trojan Horse.

Spyware ? O Spyware n�o d� controle da sua m�quina como o Cavalo de Tr�ia, e n�o registra suas senhas como um Keylogger. Seu objetivo � bem diferente. No caso deste sacana, todos os seus dados e costumes di�rios s�o registrados e enviados para a pessoa ou empresa que o criou. Uma esp�cie de cadastro das Casas Bahia, mas sem voc� saber. Este programa � o menos perigoso, mas n�o deixa de ser menos invasivo.

Se voc� est� querendo arrancar os cabelos depois disso, acalme-se. Para ficar protegido, � s� seguir tr�s regrinhas b�sicas:

Primeiro: Instale no seu computador um anti-virus (recomendo AVG 8), um anti-spyware (fico com o Spyware Terminator, muito bom) e um poderoso firewall (para usu�rios caseiros n�o tem melhor que o Comodo).

Segundo: N�o clique em links suspeitos que voc� recebe, principalmente, via MSN, Orkut e e-mail. Na d�vida, suspeite de todos!

Terceiro: Cuidado com os sites que voc� entra e os programas que voc� baixa, principalmente via programas que usam tecnologia p2p (como Torrents, Emules e outros). Assim que baixar algum programa ou jogo, passe um antiv�rus. N�o vai cair a sua m�o e voc� evita dor de cabe�a no futuro pr�ximo.

De resto, � s� correr pro abra�o e ser feliz. Ah, este post participa do Movimento Blog Volunt�rio que acontece nos dias 25, 26 e 27 de abril, com o objetivo de facilitar, ajudar, melhorar, aperfei�oar a experi�ncia de pessoas que est�o entrando agora no mundo da inform�tica.

Fonte: Receita de Sucesso!

0 comentários