Quando a nova vers�o do Firefox foi desenvolvida, sabia-se que traria um grande n�mero de mudan�as. O grande n�mero, ent�o, foi revelado: 15 mil melhorias. Antes que o usu�rio pense que isto signifique 15 mil novidades, todas vis�veis a olho nu, � preciso esclarecer que uma boa parcela destes incrementos foi feita no "motor" do Firefox, escondido sob o cap�. Entretanto, somadas, essas melhorias impactam diretamente na experi�ncia de navega��o.

H�, por�m, algumas novidades importantes e recursos de produtividade que devem ser observados, e estes podem ser divididos em duas �reas distintas: o que realmente mudar� sua vida, e o que ser� mais uma comodidade na hora de navegar na web.



O que realmente vai mudar a vida dos internautas
foi anunciado junto com os planos do Firefox 3.0, com o nome de Places (na tradu��o, a palavra seria "Lugares"). Um recurso ousado, o Places juntaria em um mesmo banco de dados as p�ginas de Favoritos e o hist�rico de navega��o do usu�rio. Ou seja, ao digitar "download", o navegador retornaria qualquer p�gina de Favorito cujo t�tulo tivesse a palavra "download", bem como qualquer p�gina que o usu�rio tenha visitado com esta palavra.

Na realidade, o sistema � um pouco mais poderoso que o anunciado. Isto porque o Places trouxe, tamb�m, a possibilidade de criar marcadores (tags) descritivos aos favoritos. Se o t�tulo de uma p�gina for apenas o nome do site, mas na realidade em seu conte�do estiverem not�cias, arquivos para download, fotos e email, por exemplo, ser� poss�vel especificar novas palavras-chaves, que permitir�o a localiza��o r�pida do Favorito atrav�s da barra de endere�o.

Tamb�m foi facilitada a inser��o de novos sites aos Favoritos. Um �cone em forma de estrela, na barra de endere�os, ao ser clicado abre uma caixa r�pida de inclus�o aos favoritos. Nela, � poss�vel modificar o nome, escolher uma pasta ou
acrescentar marcadores, separados por v�rgulas.

Em vers�es anteriores o programa possu�a um mecanismo capaz de salvar sess�es de navega��o e restaur�-las quando travava. Agora, o Firefox salva qualquer sess�o, mesmo as que n�o travaram, bastando para isso fechar o aplicativo pelo menu Arquivo > Sair. Com isto, ao abrir o navegador novamente as mesmas abas que estavam abertas na hora do fechamento s�o recarregadas.

No design do aplicativo, algumas coisas tamb�m m
udaram. A apar�ncia do navegador est� um pouco mais trabalhada (� mais bonita no Mac OS X, enquanto a interface de Linux perde at� para a de Windows), ganhou um bot�o de Voltar maior, em compara��o ao bot�o para Avan�ar nas p�ginas navegadas. Na barra de favoritos um bot�o "Mais Visitados" pega dinamicamente as p�ginas mais acessadas pelo usu�rio e as mostra em uma listagem de r�pido acesso.

Dos novos recursos de comodidade, � important
e citar o redesenho no Gerenciador de Download. Agora, o mecanismo de downloads permite paralisar transfer�ncias para continuar mais tarde (recurso que depende, tamb�m, do servidor em que o arquivo de download est� hospedado) e uma barra de busca para localizar documentos e arquivos baixados. O recurso mais importante, entretanto, � um util�ssimo cron�metro regressivo que informa, direto na barra de status do navegador em qualquer janela, quantas transfer�ncias est�o em progresso e quanto tempo levar�o para ser conclu�das.

A barra de busca agora completa automaticamente palavras digitadas, com sugest�es mais populares e tamb�m ficou mais f�cil adicion
ar mecanismos de pesquisa ao menu. No menu interno de busca em conte�dos da p�gina em visualiza��o, a barra recebeu uma pequena modifica��o que permite marcar, de uma vez, todas as ocorr�ncias da palavra no texto.

No campo de seguran�a, a Funda��o Mozilla facilitou o acesso ao mecanismo antifraude e ao verificador da seguran�a de p�ginas. Assim, ant
es de digitar um dado qualquer o usu�rio pode conferir, com um clique no �cone da p�gina (ao lado esquerdo do endere�o) se os certificados de seguran�a s�o ou n�o v�lidos.

0 comentários